Classes de procedimentos

Top  Previous  Next

O ato ou procedimento médico é todo serviço técnico-profissional praticado por médico ou enfermeira habilitada e dirigido para:

 

A prevenção primária, definida como a promoção da saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia
A prevenção secundária, definida como a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos
A prevenção terciária, definida como a prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos

 

Este módulo tem o objetivo de cadastrar os diversos tipos (ou classes) de procedimentos, suas características, unidades de saúde e os valores a ser faturado do paciente e pago ao médico e/ou à unidade de saúde responsável pelo seviço.

 

Nota: Os valores relacionados a este módulo podem ser definidos a partir de fornecedores (unidades de saúde) e/ou médicos, ou executados diretamente na clínica.

 

A barra de botões apresenta o componente de filtragem, que permite selecionar na grade as classes de procedimentos ativos, inativos ou todos os cadastrados.

 

classeprocedimento_filtro_s

A partir do menu de opções, clique em Custeio padrão / Classes de procedimentos. Será apresentada a grade para manutenção cadastral dos valores de custeio padrão das classes de procedimento.

 

classeprocedimento_grade_s

Filtragem:

Selecione a opção adequada a partir do componente "Filtro" na barra de botões. As informações serão selecionadas de acordo e apresentadas na grade.

 

Inclusão de informações:

Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais.

Digite as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Alteração de informações:

Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou

Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais.

Defina ou altere as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Exclusão de informações:

A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar".

A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar".

Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.

 

Validação:

A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

classeprocedimento_edita_s

Detalhamento cadastral de alguns campos:

 

Valor ref: Valor de referência da classe de procedimento. Corresponde ao valor padrão adotado pela clínica, e serve como referência financeira em relação a valores de prestação de serviço ou cobrados dos pacientes.

 

Valor paciente: Valor a ser cobrado (faturado) do paciente, quando da efetiva realização do procedimento.

 

Valor médico: Valor a ser pago ao médico, após a efetiva realização do procedimento.

 

Valor unid saúde: Valor a ser pago à unidade de saúde, após a efetiva realização do procedimento.

 

 

Nota: Caso necessário, outros cadastros do mesmo tipo de classe de procedimento podem ser definidos, correspondente a outros médicos ou unidades de saúde que possuam valores diferenciados.