Não conformidades (Gestão) |
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Não conformidade é qualquer fato que se apresente diferente daquilo que era esperado. Pode ser um produto defeituoso, uma entrega atrasada, um serviço prestado de forma errada, reclamação do cliente, erro no processo, etc.
Este módulo tem como objetivo registrar, identificar, quantificar, corrigir e prevenir qualquer evidência de desvios ou anomalias, sendo elas reais ou potenciais, tendo como referência o sistema de gestão de qualidade, tratando-as adequadamente se baseando nas melhores práticas de gestão, tendo como consequência a não recorrência dos desvios, ou seja, ter o bloqueio efetivo das causas.
A barra de botões apresenta o componente de filtragem, que permite selecionar na grade as não conformidades ativas, inativas ou todas as cadastradas.
A partir do menu de opções, clique em Gestão da qualidade / Não conformidades / Não conformidades. Será apresentada a grade para manutenção cadastral das não conformidades detectadas na clínica.
Filtragem: Selecione a opção adequada a partir do componente "Filtro" na barra de botões. As informações serão selecionadas de acordo e apresentadas na grade.
Inclusão de informações: Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais. Digite as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Alteração de informações: Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais. Defina ou altere as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Exclusão de informações: A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar". A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar". Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.
Validação: A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.
Tela de edição / cadastro de informações:
Informação relacionada: A partir da grade, clique na linha desejada, evitando os "links" na cor azul, para apresentar uma nova tela com informação relacionada à não conformidade: Ações imediatas e Ações adotadas.
As informações apresentadas na grade são apenas aquelas relacionadas às informações da não conformidade descrita.
O acesso a cada processo cadastral é possível, clicando-se nas abas acima da barra de botões.
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Ações imediatas", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Ação imediata é aquela que tomamos para amenizar as conseqüências do problema.
Tela de edição / cadastro de informações:
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Ações adotadas", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Ação adotada é a ação tomada para garantir que o problema nunca mais aconteça. É claro que a ação adotada deve ser corretiva e tomada logo depois da ação imediata.
Tela de edição / cadastro de informações:
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