Unidades de saúde |
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Do latim hospitālis (“casa de hóspedes”), um hospital é o estabelecimento destinado ao diagnóstico e ao tratamento de doentes, onde se pratica também a investigação e o ensino. O termo também é usado, em sentido figurado, para fazer alusão a qualquer casa onde haja muitos doentes.
A estrutura dos hospitais foi idealizada de modo a cumprir as funções de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Contudo, muitos dos hospitais modernos se regem por uma modalidade conhecida como cuidados progressivos, em que não há salas divididas por especialidades médicas, mas onde os tratamentos são antes prestados progressivamente ao paciente de acordo com a gravidade e a complexidade.
A barra de botões apresenta o componente de filtragem, que permite selecionar na grade as unidades de saúde ativas, inativas ou todos as cadastradas.
A partir do menu de opções, clique em Gestão clínica / Unidades de saúde. Será apresentada a grade para manutenção cadastral das unidades de saúde.
Filtragem: Selecione a opção adequada a partir do componente "Filtro" na barra de botões. As informações serão selecionadas de acordo e apresentadas na grade.
Inclusão de informações: Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais. Digite as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Alteração de informações: Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais. Defina ou altere as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Exclusão de informações: A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar". A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar". Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.
Validação: A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.
Tela de edição / cadastro de informações:
Informação relacionada: A partir da grade, clique na linha desejada, evitando os "links" na cor azul, para apresentar uma nova tela com informação relacionada às Unidades de saúde: Classes de internações, Exames laboratoriais, Classes de reabilitação, Setores das unidades de saúde e Títulos a pagar/Pagos.
As informações apresentadas na grade são apenas aquelas relacionadas às informações da unidade de saúde descrita.
O acesso a cada processo cadastral é possível, clicando-se nas abas acima da barra de botões.
Nota: Clicando-se em uma pequena marca situada na barra vertical que separa as opções de menu da área cadastral, o Menu de opções é removido, disponibilizando mais espaço para a área cadastral. Clique novamente sobre a marca para restabelecer o Menu.
Classes de internações A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Classes de internações", a respectiva grade de informações é apresentada. Acesse a descrição dos processos cadastrais clicando aqui.
Exames laboratoriais: A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Exames laboratoriais", a respectiva grade de informações é apresentada. Acesse a descrição dos processos cadastrais clicando aqui.
Classes de reabiitação: A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Classes de reabilitação", a respectiva grade de informações é apresentada. Acesse a descrição dos processos cadastrais clicando aqui.
Setores das unidades de saúde: A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Setores das unidades de saúde", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Aqui são cadastrados todos os setores internos das unidades de saúde, como recepção, urgência e emergência, administrativo, secretaria, consultórios, etc.
Tela de edição / cadastro de informações:
Títulos a pagar/Pagos: A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Títulos a pagar/Pagos", a respectiva grade de informações é apresentada. Acesse a descrição dos processos cadastrais clicando aqui.
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